Perguntas Gerais

  • Existem maneiras de escapar ou minimizar a taxação de impostos de importação?

Escapar não! Para minimizar você pode pedir a loja ou vendedor para que declare um valor menor na sua encomenda. A Receita seleciona os pacotes para serem taxados por amostragem e na grande maioria das vezes. faz uma verificação não invasiva através de um scanner, ou seja, não abre o pacote.


  • Tem como saber o valor dos tributos antes de efetuar a compra?

Por lei, compras efetuadas nos exterior com valor menor que 100$ não podem ser tributadas pela Receita Federal. Infelizmente, a própria Receita Federal, criou uma portaria que baixa esse valor para 50$ independentemente da encomenda ter sido enviada por pessoa física ou jurídica, o que leva a interpretações diferentes na hora de julgar recursos.

  • Aliexpress é confiável?

Sim, mas tenha em conta que Aliexpress é uma plataforma de vendedores e não uma loja. Ainda assim, todos os vendedores são obrigados a seguir um certo número de regras impostas pelo grupo Alibaba (Grupo criador da plataforma Aliexpress) para se adequarem ao estatuto de vendedores.

  • Minha encomenda está demorando muito, o que posso fazer?

Infelizmente os prazos para entrega de encomendas no Brasil não são muito convidativos, muito devido à demora por parte da Receita Federal para fiscalizar a encomenda, como por parte dos Correios com toda a logística de entrega. A única opção que se tem atualmente é abrir um PI (Pedido de Informação) no site dos Correios, lembrando que isso nem sempre agiliza o processo. Acima de tudo, é precisa muita paciência para quem importa.

  • Como abrir um PI (Pedido de Informação)?

Veja um tutorial completo de como abrir um PI AQUI.

  • O vendedor me passou um código de rastreio, mas não aparece informação nenhuma, o que fazer?

Todos os códigos de rastreio internacionais, podem demorar entre 15 a 20 dias para aparecer alguma informação.

  • Quero fazer uma compra, mas o site não envia diretamente para o Brasil, o que posso fazer?

Existem alguns sites que não enviam diretamente para o nosso país, nesses casos a melhor solução é contratar o serviço de um Redirecionador. Mas e o que é um Redirecionador? É uma empresa ou pessoa que possui um endereço em algum outro país, e fará o serviço de receber o produto que você deseja comprar, e enviar para a sua residência. Existem diversos redirecionadores, com serviços e valores diferentes.

  • Existe alguma maneira de parcelar minhas compras?

Atualmente apenas existe uma loja que faz o parcelamento direto de compras, a dx.com.

  • Posso pagar por boleto?

A maioria das lojas já aceita boleto atualmente, através de uma parceria com a Ebanx.

  • Como saber se os produtos da Aliexpress são originais?

Na Aliexpress, a maioria dos produtos são réplicas, NÃO SÃO ORIGINAIS. Muitas vezes são réplicas de grande qualidade, qualidade idêntica a de um original. Olhe as qualificações do vendedor, leia as opiniões que os compradores deram sobre o produto, e evite comprar de vendedores sem qualificações.

  • Como sei quando e onde posso retirar minha encomenda que foi tributada?

Através do rastreio já é possível saber em que agência está aguardando retirada, pode então ligar para a agência e através do código de rastreio lhe dirão qual o valor da tributação. Chega também ao seu endereço, um aviso sobre sua encomenda, que terá as informações do local de retirada, e o valor da tributação. O pagamento da tributação APENAS PODE SER EFETUADO EM DINHEIRO.
PS: Algumas agências não passam informações de valor de tributação por telefone, nesse caso terá de aguardar a chegada do aviso, ou ir diretamente à agência, sem saber o valor.

  • Achei a minha taxa muito alta, tem como baixar o valor?

Existe a revisão de tributos, em que a encomenda volta para a Receita Federal, junto com os comprovantes que você fornece na hora do pedido de revisão. O fiscal irá analisar e decidir se o pedido tem fundamento. Na maioria dos casos em que o tributo foi comprovadamente alto, volta com um valor menor, mas também existem decisões que aumentam o valor. Todo este processo poderá levar vários meses.
Saiba mais AQUI




Si prega di attivare i Javascript! / Please turn on Javascript!

Javaskripta ko calu karem! / Bitte schalten Sie Javascript!

S'il vous plaît activer Javascript! / Por favor, active Javascript!

Qing dakai JavaScript! / Qing dakai JavaScript!

Пожалуйста включите JavaScript! / Silakan aktifkan Javascript!