Encomendas dos Correios são tema de fraudes por e-mail

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Se por acaso você ainda está esperando alguma encomenda que deveria ter chegado para o Natal, cuidado com mensagens de e-mail que prometem “orientações” para você buscar o seu pacote. Criminosos virtuais brasileiros enviam várias mensagens utilizando o nome dos Correios e informações falsas sobre supostos pacotes que você deveria receber.

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As mensagens podem exigir que você preencha imediatamente algum formulário ou abra um anexo que supostamente contém mais informações sobre a encomenda. Independentemente do teor do e-mail, o resultado final é sempre o mesmo: o download e instalação de uma praga digital que pode roubar senhas – inclusive senhas de banco – do seu computador.

Caso receba alguma mensagem com as características apresentadas abaixo, apague-a imediatamente.

Em geral, o conteúdo desses e-mails são:

– Comunicado sobre suposta dificuldade de entrega devido ao grande movimento de final de ano ou greve, solicitando que entre em determinado link para localizar agência e buscar encomenda;
– Pedido de atualização de dados cadastrais para retirar encomendas em poder dos Correios;
– Comunicado de uma suposta encomenda SEDEX, solicitando que entre em determinado link e confirme o número do objeto postado;
– Comunicado de chegada de um telegrama virtual, geralmente intitulado “Você recebeu um Telegrama Nacional (correios.gov.br)”, solicitando configurar a segurança do navegador e com arquivos executáveis anexos (*.exe)
– Pedido citando cadastros ou envolvendo o Sistema de Licitações dos Correios

Outra característica desses falsos e-mails é conterem direcionamento aos links: ftp://licitarcartaconvite:zbxgpb@ftp.netfirms.com/ ou www/pub/licitacoescorreioscartaconvite.cmd, solicitando que o usuário clique para obter mais informações.

NUNCA clique em tais links, é por meio deles que os vírus e códigos maliciosos se instalam nos computadores

Os falsos e-mails são, normalmente, enviados aos clientes em nome de:

– greve@correios.com.br;
– atendimento@correios.com.br;
– recadastro@correios.com.br;
– recadastramento@correios.com.br;
– sedex.aretirar@tim.com.br;
– sedex@correios.com.br;
– e-sedex@correios.com.br;
– ouvidoria@correios.com.br;
– crtelegrama@correios.com.br;
– envio@telegrama.com.br;
– contato@correios.com.br;
– comunicado@correios.com;
– imprensa@correios.com.br.
– aviso@correios.net.br;
– Ivtools-user@lists.sourceforge.net;
– 961@961.com;
– ^^142.^^142@com.br;
– webmaster@site1364989808.provisorio.ws;

Os Correios NÃO enviam e-mails aos usuários para enviar telegramas, solicitar recadastramento de pessoas ou avisar a chegada de encomendas, a menos que seja solicitado.

Ressaltamos, também, que os Serviços Adicionais, Pedido de Confirmação de Entrega (PC) e Cópia de Telegrama (CT), somente são enviados via e-mail quando solicitados pelo cliente, sendo encaminhados separadamente.

Os consumidores podem receber notificações da própria loja que enviou a encomenda (caso tenha sido uma compra) ou através do aplicativo dos Correios, que exige o cadastramento do código de rastreio da encomenda. O aplicativo exibe notificações no celular quando há alguma atualização.

Fonte: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)

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